O meu amigo político



    Tenho um amigo que é político. Não falamos de política. Discordamos. Na sua independência social-democrata, não nos atingimos. Na minha convicção marxista, não nos atingimos.
    Pouco me interessa quando o vejo na frente de um batalhão liberal. Sei que nunca ergueremos o mesmo punho no ar. As nossas cores jamais irão desaguar na mesma.
    Eu e o meu amigo entendemo-nos no futebol Temos clubes distintos, cores diferentes. Sempre as mesmas cores a divergirem. Mas entendemos que nunca festejaremos os mesmos golos.
    Somos diferentes.
    Tenho um amigo que é pai de dois filhos. Duas crianças na plenitude do crescimento. Duas crianças que conversam como dois homens de meia-idade. Duas crianças.
    O meu amigo é pai e demonstra que nesse espaço é a pessoa mais feliz. Tem nos dois filhos dois braços que gosta de segurar, como se fossem ele próprio.
Bem sei quando me explica sobre ele, sobre eles. Há, nesses momentos, uma ternura captada pela saudade. Quando o meu amigo não encontra o sorriso dos filhos, tem saudade, fazem-lhe falta. Os segundos são blocos extensos. Mas logo ele, que é um homem de acção, que penetra dentro dos mecanismos melancólicos de um relógio e volta a vê-los sorrir.
O meu amigo político é pai. Eu tenho uma amizade grandiosa pelos dois filhos. Sou com eles uma compreensão sem limites. Quando os vejo, aos três, sou os olhos que entendem as gerações. O teatro. Os artistas. A história. Serei sempre esses olhos. Mesmo quando mergulhamos por extremos opostos. Mesmo quando as redes se moldarem a esféricos de cores diferentes. Serei sempre esses olhos.
E ele será sempre político. Será sempre pai. Será sempre um teatro inteiro de gente a aplaudir a vida que segue.

Comentários

  1. Eu admiro-te, Bernardo.
    E faz-me tão bem... ler-te!
    É assim que são os amigos, na aceitação das suas próprias diferenças, porque amar... é dar sem pedir troco.
    "A liberdade de cada um termina quando começa a liberdade do outro". Ainda ontem me lembrava de quem é este pensamento fantástico, neste momento tive lapso de memória, mas sei que tu sabes... :)), lembras-me ?! :))
    adorei esta prosa, adorei!

    "... ele será sempre político. Será sempre pai. Será sempre um teatro inteiro de gente a aplaudir a vida que segue."

    lindo! esta tua prosa é simplesmente BELA! porque o teu amigo político é um ser gente. é ser pessoa. é sobretudo ser.humano!
    e isso é tanto.
    beijo
    M.

    :) amar, é dar sem pedir troco!

    ResponderEliminar
  2. Conta a lenda que vários animais decidiram fundar uma escola. Para isso reuniram-se e começaram a escolher as disciplinas.
    O pássaro insistiu para que houvesse aulas de voo.
    O esquilo achou que a subida perpendicular em árvores era fundamental.
    E o coelho queria de qualquer forma que a corrida fosse incluída.
    E assim foi feito. Incluíram tudo, mas… cometeram um grande erro.
    Insistiram para que todos os animais praticassem todos os cursos oferecidos.
    O coelho foi magnífico na corrida. Ninguém corria como ele.Mas queriam ensiná-lo a voar. Colocaram-no numa árvore e disseram:
    “Voa, Coelho”. Ele saltou lá de cima e pluft… coitadinho! Partiu as pernas. Ele não aprendeu a voar e deixou de correr.
    O pássaro voava como nenhum outro, mas obrigaram-no a cavar buracos como uma toupeira. Partiu o bico e as asas, deixou de voar e de cavar buracos também...

    Sabes Bernardo...é efetivamente muito bom ler-te.

    " Todos nós somos diferentes uns dos outros e cada um tem uma ou mais qualidades próprias . Não podemos exigir , forçar ou querer que as outras pessoas sejam parecidas connosco ou tenham os nossos defeitos e qualidades.Se assim agirmos, acabaremos por fazer com que elas sofram e no fim poderão não ser o que queríamos que fossem…

    RESPEITAR AS DIFERENÇAS É AMAR AS PESSOAS COMO ELAS SÃO!

    "... ele será sempre político. Será sempre pai. Será sempre um teatro inteiro de gente a aplaudir a vida que segue." E certamente será sempre teu amigo também.

    R. ;)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares